terça-feira, 24 de julho de 2012

Prolegômenos de pensamentos incompletos

Eu tenho uma memória prodigiosa para leitura, e geralmente me lembro (pelo menos durante algum tempo) de quase tudo que eu leio. Mas eu tenho sérios problemas para lembrar das referências bibliográficas (o autor, o título da obra e o ano de publicação, e até onde diabos eu li aquilo). Eu venho matutando nos últimos dias sobre algo que eu li por aí, não lembro onde, não lembro quando, e não lembro de quem, então desculpaê :^P

Enfim, o ser humano passa por três etapas muito distintas no seu desenvolvimento intelectual:

-A infância, quando as novidades são assimiladas e misturadas com a imaginação, criando uma concepção do mundo pouco objetiva, com fantasias tão reais quanto os fenômenos factuais observados e interpretados nessa matriz de informações incompletas e mitos. Não obstante, é a fase em que a capacidade de aprendizado, talvez, seja mais a maior em toda a vida;

-A segunda se estende da adolescência até o início da fase adulta, quando o jovem descobre, como se ele fosse o primeiro, que certos mitos da infância são falsos, ou sempre foram verdadeiros, e apenas estavam encobertos pelo véu dos mitos. É uma fase de "revelações", em que a mente, deslumbrada pelas novas descobertas, leva a crer que as verdades absolutas estão aí para quem quiser vê-las. Quem nunca conheceu um adolescente que tivesse certeza das coisas (de longe a principal origem de conflitos entre adolescentes e adultos), atire a primeira pedra;

-A terceira é a fase da maturidade (que pode, sim, chegar em qualquer idade), quando a experiência e o conhecimento acumulados apresentam todas as contradições e a complexidade de cada aspecto da realidade, e que cada verdade ou dogma estabelecidos anteriormente precisam ser confrontados com uma série de novos dados que corroboram teses em contrário. É uma fase assustadora em que, de repente, a rocha sólida em que os pés estavam plantados se transforma em areia movediça, a certezas desaparecem, e, frequentemente, as pessoas se entregam a certas atividades com o intuito de isolar-se deste mundo confuso e assustador (desde entorpecer a mente até afundar-se nas verdades e crenças anteriores, que lhes eram familiares e lhes davam segurança).

Nenhuma conclusão por enquanto :^P

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker