quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Falta água em Guaratiba

A CEDAE desvia a água do bairro de Guaratiba para manter o abastecimento de outras partes da cidade. Esta não é uma acusação leviana: não é uma simples calúnia porque eu moro em Guaratiba, e há 3 ou 4 semanas não se tem aqui um fornecimento de água regular, com escassez ou completa falta de água encanada a maior parte do dia, e todo verão desde que eu me mudei para cá tem sido assim; tampouco é uma acusação infundada baseada em inverdades ou conjecturas saídas da minha própria cabeça, porque essa informação (o desvio de água de alguns bairros para manter o abastecimento de outros) já me foi confirmada por um funcionário da própria CEDAE.

Guaratiba, assim como várias partes de Campo Grande, Santa Cruz, e outros bairros da Zona Oeste, são lugares pouco populosos, praticamente desconhecidos pela maioria da população da cidade, geralmente com IDH baixo, mesmo que surjam alguns condomínios de classe média, ou que alguns figurões tenham sítios e propriedades nestes lugares. Estamos aqui muito próximos da estação do Guandu, a principal central de abastecimento de água da CEDAE para a região metropolitana do Rio. Porém, esta central já não suporta mais atender toda a região: em épocas de baixa demanda, como no inverno, o abastecimento de água pela cidade fica perto do seu limite máximo, e quando vem a alta demanda, no verão (especialmente nas festas de fim de ano e no carnaval), quando, além do maior uso da água pelas pessoas daqui mesmo, ainda existe o grande aporte de turistas que entra nessa conta. E aí esta conta não fecha. Isso também foi confirmado pessoalmente pela minha fonte da CEDAE.

Por isso, como a construção de outra central, ou outras, de distribuição de água para atender a demandas locais para aliviar o Guandu, investimento que só terá retorno em médio e longo prazo, a solução mais simples é desviar a água desses bairros e localidade com os quais a cidade de maneira geral não se importa, e cujas populações são basicamente um monte de pobres que não merecem atenção nem da população, nem da imprensa, e quanto menos da empresa. Só que aqui também existem pessoas pagando seus impostos e suas contas de água em dia, tanto quanto as dondocas do Lebrão e as bichas velhas de Copacabana. E além do consumo doméstico, que é essencial e universal, aqui existem fábricas, micro e pequenas empresas, e fazendas (Guaratiba especificamente é uma zona rural), que dependem da água para manter suas atividades econômicas.

Então, como isso não terá jamais atenção de órgãos de informação, fica aqui registrado o meu protesto, e com certeza não será o último. No carnaval estarei muito aborrecimento pela falta de água, e serei menos educado :^P

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker