quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Foco

Há várias semanas eu não tenho me focado em assuntos importantes para a minha vida. Tenho restringido meu "funcionamento" às obrigações do quotidiano, ao trabalho, aos hábitos viciosos (não necessariamente vícios ruins... a leitura numa determinada hora da noite, por exemplo), enfim, tenho estado em piloto automático, e me dedicado pouco à reflexão, às resoluções, à identificação e resolução de problemas, ao estabelecimento de metas e estratégias. Todo esse processo tem gerado sintomas, como impaciência, aborrecimento crônico, e até tenho engordado (acredito que a minha pressão também tenha subido), por causa de uma sensação leve porém constante de frustração por causa de uma aparente estagnação. Agora que passou que eu compreendo meus rompantes de mau humor dos últimos tempos.

Mas veja como é bom para um homem ter uma mulher que se importe com ele. A minha me deu um bom chacoalhão dias atrás, apontando para mim o que eu tenho de errado, onde eu tenho faltado, e avisando sobre coisas que eu, nesse torpor, não percebia. Simultaneamente, meu outro trabalho tem me mantido fisicamente ativo, e como é um trabalho que demanda pouco do intelecto, tenho tempo para pensar (um método de meditação pouco diferente do que defende o mestre budista Thich Nhat Hanh, que recomenda o foco no trabalho presente como forma de torná-lo agradável ou pelo menos suportável e anular as angústias). Tudo isso tem sido construtivo. Nas próximas duas ou três semanas, já me programei em termos de tempo e dinheiro para resolver algumas pendências que tem se arrastado por meses.

É preciso foco para viver plenamente. Sua mente, sua consciência precisa estar onde seu corpo está, e no tempo em que ele se encontra. Corpo e mente precisam ressoar em conjunto para realizar tudo que precisa ser feito. Uma mente no passado tende a ser inerte, e no futuro, tende a gerar angústia e ocasionar ações precipitadas, assim como uma mente no presente, mas sem foco no que o corpo precisa (e no entorno deste corpo, o que inclui obrigações, relacionamentos, pendências), só com muita dificuldade consegue cumprir alguma tarefa simples ou compreender as circunstâncias de um evento qualquer, e elaborar uma reação de acordo.

Um comentário:

Gabriela Rodrigues disse...

Gostei muito de sua reflexão e tentarei seguir algo parecido. Obrigada!

 
eXTReMe Tracker