quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Desliga essa pohacarai

O que precisa acontecer para que se faça valer a proibição estampada de forma bem clara nos ônibus contra aparelhos de som? A bronca é antiga, mas creio que qualquer um vai concordar: muitos donos de celulares com mp3, mp4, receptor de tv, de rádio, que seja, ouvem suas músicas ou whatever no volume máximo (claro, para vencer o ruído do ônibus), desrespeitando o direito ao silêncio de todos os outros passageiros.

Eu fico espantado como aparelhos de alta tecnologia estão acessíveis hoje em dia. Não faz quatro anos que adquiri meu celular atual, e ele nem sequer pode rodar aplicativos em java, nem baixar nada, nem tirar fotos, nem reproduzir mais do que alguns tons, e o teclado ainda parece aqueles paineis de elevadores antigos com botões que parecem balas, e hoje todo peão tem um celular touch screen com mp3, câmera e antena de TV. E não tem 5 reais para comprar uma porra de um fone de ouvido.

Se eu perguntar às pessoas dentro de um ônibus o que elas pensariam se eu acendesse um cigarro (que também é proibido, o sinal de "proibido fumar" está bem ao lado do de "proibido aparelhos de som"), tenho certeza de que a resposta será de veemente indignação. Mas qual é a diferença? Se alegassem "porque o cigarro faz mal à saúde" ninguém entraria em um ônibus com ar condicionado, ou um comum enquanto estiver chovendo, porque todos os agentes causadores de doenças respiratórias possíveis ficam presos lá dentro naquele ar viciado. Vejo aquelas janelas fechadas suando com o vapor do ar respirado coletivamente e me lembro da sopa orgânica primordial que deve ter originado a vida na Terra. Pra isso, ninguém liga.

Eu, particularmente, tenho medo de agir sozinho quando um sujeito saca o telefone e ouve seu pagodão no último volume, porque quem faz isso não se importa com ninguém, e é, by default, o tipo de pessoa que não hesitaria em reagir com violência. Enquanto ninguém se mobiliza para acabar com isso, eu pego meu mp3 que a namorada me deu, meu fone de ouvido de R$10,00 (porque não quero ser mais um como eles), último volume (para não ouvir o que eu não quero ouvir), e foda-se. Me chamem quando resolverem fazer alguma coisa.

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker