terça-feira, 6 de julho de 2010

Mick Jagger, não jogue games portáteis

No momento, eu gostaria muito de estar devendo uns 20 contos pro Mick Jagger, o que fatalmente faria minha conta bancária atingir níveis astronômicos. E ao entregar a grana, ela se esfacelaria nas mãos dele, liberando gases radioativos que, sob o menor estímulo, iniciariam uma reação em cadeia, causando grande destruição. Tal é a sorte de Mick Jagger.

Enquanto isso não acontece, quando não estou em nenhum dos meus dois trabalhos, tenho me dedicado a conhecer novos games via emulação, principalmente de consoles portáteis (até porque, seus emuladores são o máximo que o meu pc aguenta... meu pc ainda é do tempo do Weblogger). Game Boy Advance e Nintendo DS são os meus favoritos. Acho legal como o mercado de portáteis é tão underground em comparação com os principais consoles, mas como eles são divertidos e possuem produções caprichadas. O DS é provavelmente o gadget mais legal que eu já experimentei. Além de recursos avançados de gráficos 3D e som digitalizado, ele permite vários níveis de interatividade via touch pad, e os melhores games são os que incrementam a jogabilidade com esse recurso. Pokémon Diamond/Pearl/Platinum é um jogo imbecil, no sentido de ser infantil, ter um enredo que é mais uma desculpa para o jogo do que algo que valha a pena seguir, como todo Pokémon, mas quem trabalhou na produção só pode ser gênio. GÊNIO. Qualquer dia eu expando esse assunto.

Já o GBA, que já é um sisteminha ultrapassado, provavelmente tem os melhores remakes de jogos clássicos que eu já vi, no sentido em que é fiel, visualmente, aos originais, e aproveita o que o sistema oferece para acrescentar algo a mais que se integra ao universo proposto pelo jogo, como se aquilo sempre tivesse que ter existido. Final Fight com todas as fases, Shining Force muito melhor que o original do Mega Drive, Defender of the Crown com algum grau de dificuldade e controles úteis (comparando com a versão de PC de 20 e poucos anos atrás), além de bons títulos originais. E Double Dragon Advance, pra mim não só a melhor versão do DD classicão, como também possivelmente o melhor beat'em up que eu já joguei. Tem umas tranqueiras também, como um desastroso jogo de F1 oficial da Eletronic Arts e licenciado pela FIA (com todos os nomes de pilotos e equipes, que custam uma loucura para se obter a licença de uso) e aquela infinidade de jogos de bichinhos e de Yu Gi Oh. Mas o GBA foi uma surra de pau mole na cara de quem acha que a geração de consoles da sua infância foi a melhor e que os jogos atuais são só gráficos. Assim como o DS faz hoje em dia.

Nenhum comentário:

 
eXTReMe Tracker